Para garantir um bom consumo de vitamina B12, pessoas veganas devem recorrer ao acompanhamento de um nutricionista para receber suplementos e dicas para manter uma alimentação balanceada

Para seguir dietas restritas, é necessário tomar certos cuidados para não sofrer com deficiência de nutrientes. O veganismo, por exemplo, propõe um estilo de vida sem o consumo de alimentos de origem animal (o que inclui carnes, ovos, leites, queijos e derivados). O problema é que esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais importantes - ou seja, caso a dieta vegana não seja montada de forma correta (abrangendo todos os nutrientes necessários), corre o risco de a alimentação ficar incompleta.

A vitamina B12, em especial, é encontrada principalmente em alimentos de origem animal e, na maioria das vezes, deve ser suplementada pelo público vegano. Para que você entenda melhor a importância desse nutriente - e a sua relevância na dieta vegana - nós preparamos uma matérias esclarecendo pontos importantes. Confira!

Afinal, para que serve vitamina B12?

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é um nutriente indispensável para a saúde do sistema nervoso (protege o cérebro e os neurônios), evita danos no DNA e, além disso, é importante para os músculos, pele, cabelos e unhas. Esse nutriente também previne doenças neurológicas, como depressão e mal de Alzheimer. Por isso, deve ser consumido a longo prazo e fazer parte da dieta de todos.

Nutriente é encontrado principalmente em carnes vermelhas, peixes, leites e ovos

As principais fontes de vitamina B12 são: fígado, salmão, atum, ovos, leites e derivados (queijos, manteigas e iogurtes, por exemplo). Esses alimentos, no entanto, não fazem parte da dieta de veganos. Por isso, é muito importante buscar o devido acompanhamento de um nutricionista para garantir o consumo (mesmo que através de suplementos) desse nutriente. Vale destacar que alguns tipos de alga (como a nori) possuem vitamina B12 em sua composição e devem ser incluídas na alimentação de vegetarianos restritos. Você pode usar esse alimento no preparo de saladas, omeletes, panquecas e outras receitas no dia a dia.

Por que veganos precisam tomar suplementos de vitamina B12?

Para evitar problemas como anemia perniciosa (marcada pela deficiência de vitamina B12), fraqueza, falta de ar, problemas de memória e concentração, é muito importante garantir o devido consumo de vitamina B12. No caso do público vegano, muitas vezes, os nutricionistas recomendam suplementos vitamínicos (que devem ser tomados uma vez por dia, durante a refeição principal). Caso você siga uma dieta restrita, a nossa sugestão é se consultar com um profissional para saber a melhor forma de suplementar essa vitamina e, assim, garantir o bom funcionamento do organismo.