Ovos são importantes fontes de vitamina B12 e muito indicados para a nossa alimentação diária

A vitamina B12, para quem não sabe, é considerada indispensável para o funcionamento do sistema nervoso e circulatório. No entanto, não é todo mundo que tem o hábito de consumir esse nutriente no dia a dia. Veganos, por exemplo - que têm uma dieta mais restrita - podem sofrer com a carência desse nutriente. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Mariana Duro, que falou sobre os benefícios da vitamina B12 e dos alimentos ricos nesse nutriente. Confira!

Vitamina B12 é importante para o funcionamento do sistema nervoso

Você já parou para pensar na importância da vitamina B12 para o organismo? De acordo com a nutricionista Mariana Duro, esse nutriente cumpre papéis importantes - principalmente quando se trata da saúde do sistema nervoso. "A principal função da vitamina B12 é agir como cofator enzimático em diferentes processos metabólicos no nosso organismo. Ela atua na replicação do código genético (evitando danos no DNA), é essencial no metabolismo dos ácidos graxos, na maturação dos eritrócitos (hemácias) e atua na formação de mielina (substância presente nos neurônios)", explica a profissional.

"A vitamina B12 também atua no metabolismo das proteínas, contribuindo para a absorção dos aminoácidos pelo organismo. Sua carência pode levar a alterações neurológicas, causando sintomas que incluem: fadiga, irregularidades na língua e na boca, anemia macrocítica, depressão, confusão mental, perda de memória, má coagulação do sangue e fácil aparecimento de hematomas, dermatite, sensibilidade de pele, perda de apetite, náuseas e vômitos", complementa Mariana.

Quais são os principais problemas que causam carência de vitamina B12?

Ainda de acordo com a nutricionista, a deficiência de vitamina B12 no organismo pode resultar de uma série de problemas (como exemplo, da má alimentação). Por isso, é muito importante tomar cuidados com a dieta - certificando-se de sempre incluir todos os nutrientes (vitaminas, minerais, fibras etc.) necessários para a saúde.

"A carência de vitamina B12 no organismo pode decorrer de alguns fatores, como a anemia perniciosa (baixa produção de eritrócitos). Além disso, pessoas idosas também podem sofrer com essa deficiência (em virtude da baixa produção de suco gástrico, que interfere na absorção dessa vitamina), assim como vegetarianos restritos com alimentação inadequada e/ou não orientada. A utilização de alguns medicamentos também pode interferir na absorção correta da vitamina", explica Mariana.

Carnes, ovos, leites e derivados são as principais fontes de vitamina B12

Para consumir vitamina B12 no dia a dia, é muito importante incluir alimentos específicos na dieta. Quer saber quais são as principais fontes dessa substância? Dá uma olhada na lista que preparamos:

- Carnes vermelhas

- Ovos

- Leites e derivados (como queijos e iogurtes)

- Peixes

- Ostras

- Carne de caranguejo

Vale destacar que esses alimentos são fontes de outros nutrientes e trazem diversos benefícios à saúde. De acordo com a nutricionista, eles são muito importantes para o dia a dia de alimentação: "Esses alimentos (como carnes e ovos) também são ricos em proteínas e ferro, que são essenciais para o transporte de oxigênio no nosso organismo e para os processos de produção de energia na célula e manutenção dos músculos", afirma Mariana.

"As leveduras nutricionais também são fontes interessantes de vitamina B12. Elas são atualmente opções para pessoas que não consomem proteínas animais - nesse caso, uma boa dica, inclusive, é enriquecer a alimentação também com outras vitaminas do complexo B", finaliza a nutricionista.

Obs.: Caso você esteja com uma carência muito grande de vitamina B12, o ideal é recorrer a um médico para consumir suplementos desse nutriente. Além disso, lembre-se de sempre ter o devido acompanhamento de um nutricionista, ok?