Cheia de benefícios, a pimenta-rosa é fonte de fibras, vitaminas e outras propriedades nutritivas

Fruto da aroeira-vermelha, a pimenta-rosa é uma planta brasileira de ardência leve, sabor adocicado e aparência delicada. Mas além de características e utilidades na alimentação, esse fruto pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde - como prevenir doenças, auxiliar no bom funcionamento do organismo e estimular a perda natural de gordura do corpo. Nesta matéria, nós reunimos pelo menos 5 benefícios da pimenta-rosa - dá uma conferida!

1. Pimenta-rosa é rica em vitaminas A, B1, B2 e E

Um dos principais benefícios da pimenta-rosa é o fato de ela ser rica em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ela é fonte de vitamina A (substância importante para a saúde dos olhos e principalmente para a visão noturna), possui boas doses de vitamina B1 (tiamina) e B2 (riboflavina) em sua composição (ambas associadas às funções cognitivas do nosso corpo - como memória, atenção e linguagem) e também é rica em vitamina E, um nutriente antioxidante que atua no bem-estar do corpo e previne o desenvolvimento de doenças.

2. Alimento também é fonte de vitamina C

Além de ser fonte de vitaminas A, E e do complexo B, a pimenta-rosa também é rica em vitamina C - componente fundamental para quem busca por mais ânimo e disposição no dia a dia. Ela fortalece o organismo (protegendo o corpo contra gripes e resfriados), auxilia na absorção de ferro - mineral conhecido por combater a anemia - e ainda atua como um poderoso antioxidante, sendo capaz de evitar com que haja uma degeneração mais acelerada da pele.

3. Pimenta-rosa favorece o emagrecimento saudável

Por ser considerado um termogênico natural (isto é, um alimento que ajuda a acelerar o metabolismo e estimula a perda de gordura do corpo), a pimenta-rosa pode ser uma boa aliada para quem deseja perder peso e emagrecer de maneira saudável. Basta utilizar o tempero no preparo das refeições junto com outros alimentos termogênicos como curry, gengibre, óleo de coco e outros tipos de pimenta.

4. É fonte de fibras e minerais

A pimenta-rosa também é fonte de fibras e minerais importantes, como o cálcio e o ferro. Ela promove uma sensação de saciedade no corpo (contribuindo também para o emagrecimento saudável), ajuda a e evitar quadros anêmicos e também a fortalecer os ossos e os músculos do corpo.

5. Pimenta-rosa pode ajudar a prevenir o câncer e outras doenças, como o Alzheimer

Por ter características antioxidantes (substâncias que combatem a ação dos radicais livres), a pimenta-rosa também é relacionada ao tratamento de doenças degenerativas como câncer e Alzheimer. Ela atua no sistema imunológico do organismo, defendendo o corpo contra possíveis modificações nas células e ainda fortalece a imunidade. Incrível, né?