O chá de dente-de-leão tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas, é fonte de vitaminas A, do complexo B, C e minerais como cálcio e ferro

Fonte de antioxidantes, vitaminas e diferentes propriedades medicinais, o chá de dente-de-leão se destaca por fortalecer a imunidade e auxiliar no tratamento de diversos problemas (principalmente relacionados ao fígado e ao coração). Pertencente ao grupo das plantas medicinais, o dente-de-leão é composto por flores amarelas, folhas em formato de dentes e raízes que são perfeitas para fazer uma infusão terapêutica. Aqui, nós preparamos uma matéria falando mais sobre os benefícios do chá de dente-de-leão e como prepará-lo. Confira!

Chá de dente-de-leão: para que serve e quais são seus principais benefícios?

Por conter uma grande quantidade de nutrientes, o chá de dente-de-leão faz bem para a saúde do organismo como um todo - tanto do sistema imunológico, quanto cardiovascular e nervoso. Confira as principais vantagens dessa infusão:

Bebida auxilia no processo de digestão

Um dos principais destaques do chá de dente-de-leão é que ele auxilia bastante no processo de digestão, sendo uma ótima bebida para tomar depois do almoço. Esse tipo de chá ajuda principalmente a digerir proteínas e a evitar um possível desconforto no estômago.

Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética

Esse tipo de infusão também dispõe de propriedades medicinais bem relevantes - tem ação antioxidante (faz bem para a saúde da pele e dos cabelos), anti-inflamatória e diurética. Por isso, inclusive, esse chá ajuda a eliminar as toxinas do organismo, aumenta a imunidade e pode ajudar no processo de perda de peso.

Dente-de-leão é fonte de vitaminas A, do complexo B, C, E e K

Você sabia que o dente-de-leão tem uma variedade grande de vitaminas? As do complexo B, por exemplo, são importantes para a saúde do coração e do cérebro. Já as vitaminas A e C têm ação antioxidante e são importantes, respectivamente, para a saúde da visão e da imunidade. A bebida também fornece vitamina E (que tem ação anti-inflamatória e antioxidante) e K (importante para a coagulação sanguínea).

Faz bem para a saúde do fígado

O chá de dente-de-leão também é considerado um grande aliado para a saúde do sistema hepático. Isso porque ele é rico em flavonoides e diferentes compostos antioxidantes que fazem bem para o funcionamento do fígado.

Planta também fornece cálcio, potássio e ferro

Considerada uma bebida bem completa em termos nutricionais, o chá de dente-de-leão é rico em diversos minerais indispensáveis - como cálcio e potássio (importantes para a saúde dos ossos e músculos) e também em ferro (responsável pelo transporte de oxigênio entre as células).

Como fazer chá de dente-de-leão?

Ao contrário do que muitos pensam, não são as flores amarelas do dente-de-leão que devem ser usadas no preparo do chá, mas sim a raiz da planta (que contém uma quantidade grande de antioxidantes e compostos medicinais). Para fazer uma bebida bem terapêutica, a nossa dica é preparar uma infusão com a planta fresca e tomar logo em seguida.

Ingredientes

- 300 ml de água

- 1 colher de sopa cheia de raiz de dente-de-leão

Para preparar, comece colocando a água para ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo e introduza a raiz. Tampe o recipiente, espere 5 minutos e, depois, é só coar e servir na xícara. Prontinho!