Um dos principais benefícios da amla é que ela fornece nutrientes importantes, como fibras, vitamina C e antioxidantes

Quem está por dentro da medicina Ayurveda já deve ter ouvido falar na amla - um fruto indiano (altamente nutritivo) usado para o tratamento de diferentes problemas de saúde. Além de comer o fruto in natura, você também pode recorrer ao óleo de amla, que tem várias propriedades terapêuticas. Quer saber mais sobre os seus benefícios? Nós listamos os principais abaixo - confira!

Amla tem uma grande concentração de vitamina C, fortalecendo a imunidade e atuando como antioxidante

A amla, para quem não sabe, é uma das principais fontes de vitamina C que existem. Ela tem um poder antioxidante muito grande (combatendo o envelhecimento da pele) fortalece a imunidade contra doenças como gripes e resfriados, além de auxiliar na absorção de ferro pelo nosso organismo. Na medicina Ayurveda, esse fruto é muito indicado para equilibrar o Agni (fogo digestivo), auxiliando no tratamento de gastrite e de outros problemas relacionados ao sistema digestivo.

A amla também é indicada para o tratamento da depressão e estresse, sabia? Isso porque a vitamina C - além de fortalecer o sistema imunológico - estimula a produção de triptofano, que é precursor da serotonina (hormônio do bem-estar). Interessante, né?

Fruto é fonte importante de fibras, nutriente fundamental para o sistema digestório

A amla também tem alto teor de fibras alimentares, sabia? Por isso, ela auxilia muito no funcionamento do intestino e também garante uma maior sensação de saciedade, sendo indicada para quem precisa perder peso. Além de consumir o fruto in natura, você pode recorrer à amla em pó para o preparo de sucos, vitaminas e chás.

Pó de amla é usado para estimular o crescimento do cabelo

Outro ponto interessante da amla é que ela estimula o crescimento do cabelo, sendo usada para preparar máscaras capilares. Ela fortalece a raiz, estimula o crescimento dos fios e mantém o couro cabeludo mais bonito e saudável. A boa notícia é que não é nada muito difícil preparar uma máscara caseira - dissolva o pó de amla na água quente, misture bem e depois aplique no cabelo. Deixe a máscara atuando por uns 15 ou 20 minutos e, depois, lave normalmente. Bem simples, né?

Óleo de amla é ótimo para hidratar a pele

Outra sugestão interessante é usar óleo de amla para hidratar a pele. Por ter uma concentração muito grande de antioxidantes, esse óleo combate bem as rugas, deixa a pele mais limpa e iluminada a longo prazo. Vale lembrar que ele também pode ser encontrado em formato de cápsulas. Alguns médicos ayurvédicos, inclusive, recomendam essa versão da amla para tratar problemas digestivos, metabólicos, gastrointestinais e até respiratórios.