Para fazer arroz negro perfeitamente, o segredo é calcular 4 medidas de água para cada 1 do cereal

Entre todos os tipos de arroz integral, o arroz negro é um dos que mais se destacam! Parecido com o arroz selvagem, o cereal tem a cor escura e um sabor bem peculiar. Além de ser altamente nutritivo - ele tem 30% mais fibras e 20% mais proteínas que o integral comum, por exemplo. Incrível né? Quer saber como fazer o arroz negro sem mistérios e conhecer um pouco mais sobre o alimento? Confira a matéria!

Arroz negro é sinônimo de alimentação saudável e nutritiva

Fonte de boa parte dos nutrientes que não podem ficar de fora da nossa rotina, o arroz negro é sinônimo de uma alimentação saudável. Para se ter uma noção, apenas 50 gramas do alimento (¼ da xícara de chá) possuem 5,2 g de proteínas e 1,5 g de fibras. Fora que ele é extremamente rico em cálcio, ferro e zinco, tem uma boa quantidade de magnésio em sua composição e ainda conta com a presença das vitaminas A, B1, B2, B6 e B12. Já percebeu que não faltam motivos para introduzir esse cereal no seu dia a dia né?

Se consumido regularmente, o arroz negro ajuda a regular o intestino e a glicose

Para os que precisam equilibrar o nível de glicose no sangue ou sofrem de problemas intestinais, o arroz negro é uma ótima pedida. Por ter uma grande quantidade de fibras em pequenas porções, o cereal se torna automaticamente uma ótima fonte para regular as funções do organismo e ainda é capaz de promover a clássica sensação de saciedade dos alimentos integrais.

Como fazer arroz negro e aproveitar todos os seus benefícios

A única "desvantagem" do arroz negro é que ele demora bastante tempo para ser devidamente preparado. Mas a receita é bem similar ao modo de preparo do arroz comum, não tem mistério.

Primeiro, coloque duas colheres (sopa) de azeite em uma panela e capriche no refogado de alho e cebola. Quando os ingredientes estiverem levemente douradinhos, adicione 1 xícara (chá) de arroz e 4 xícaras (chá) de água. Anota aí para não esquecer: o segredo é calcular que, para cada medida de arroz, deve-se utilizar 4 de água. Conforme o tempo de cozimento for passando, você certamente colocará mais água.

Por fim, acrescente uma pitada de sal e de pimenta do reino, misture bem todos os ingredientes e deixe tudo cozinhando em fogo baixo, sempre de panela aberta. O arroz deve levar de 50 minutos a 1 hora pra ficar pronto - o ponto certo do cereal é levemente "al dente" como o arroz de risoto, por isso, verifique a sua consistência de tempos em tempos e acrescente mais medidas de água durante o processo.

Dica: Para apurar o sabor do arroz negro, finalize o prato com um fio de azeite por cima. Filés de truta, salmão e peixes em geral acompanham perfeitamente a receita.